Como pintar uma peça de madeira com qualidade

Existe controvérsia neste assunto. Muitos artesãos utilizam a tinta PVA diretamente na peça de madeira. Outros artesãos e os fabricantes de tinta para artesanato indicam a utilização de Goma laca indiana ou base para artesanato como fundo. Um dos grandes fabricantes de tinta do mercado informa que devemos utilizar um fundo sintético nivelador. Quanto ao lixamento inicial da peça e entre as demãos não existem dúvidas.

Segundo os especialistas, com a aplicação de um fundo você sela a madeira (às vezes uma massa para madeira é necessária). Apesar do odor forte a tinta automotiva está sendo muito utilizada principalmente nas linhas brancas.

Qual a sua opinião à respeito ?

  • http://deleted maria lucia .

    ndepende o fato de passar uma base antes da tinta pva.A peça tem de estar bem lixada e limpa de resíduos.fazendo assim a tinta adere perfeitamente na madeira sem nenhum prejuízo no acabamento final.

    • israel

      como preparar um banco de madeira,qual o fundo devo usar para pintar com atinta duco.
      obs:o banco vai ficar no tempo.

      • Vitor

        Israel,

        Você pode passar um fundo branco nivelador, próprio para madeira.

        Quanto a ficar exposto, você terá que envernizar a peça com um verniz para artesanto ou para pintura / concreto. Não pode ser verniz para madeira.

  • http://deleted Monica

    Isso também vai depender da qualidade do MDF;se a madeira é boa, eu pinto direto com PVA, dispenso massa para imperfeições.A goma laca para mim é novidade, gostaria de saber mais a respeito..

  • http://deleted Joao Carlos

    É recomendado passar a Goma Laca como tratamento inicial da madeira, ou seja, evitar que a tinta penetre profundamente na madeira (nos seus poros). É muito importante esta proteção e também facilita futuro lixamento quando se pretende voltar ao estado da madeira sem acabamento. O acabamento final da peça fica mais bonito e a durabilidade será bem maior com a Goma Laca ou fundo sintético. Cabe destacar que no MDF ou quando se vai dar cor à peça poderá ser utilizada a Goma Laca normal, que como um verniz dá uma amarelada na madeira. Quando a peça é de madeira pura ou de lei (pinus, cedro, caxeta, jatobá etc.), para evitar que amarele deve-se utilizar a Goma Laca clarificada. Lembre que qualquer Stain ou Verniz amarela a peça de madeira.

  • http://deleted raquel Sobral

    Ja utilizei a goma laca indiana para preparação da peça e não gostei do resultado, adoro usar a base para artesanato ou PVA branca, faz uma demao, apos secagem lixa p aperfeiçoar mais a peça, fica lindo o resultado final da sua peça pintada.

  • sergio

    todas as tecnicas boas temos que avaliar onde as peças ficarao, no tempo sol chuva pois a madeira tem movimento.apliquei um fundo P U em uma peça lixei tres maos de tinta auto motiva e poli a peça fica esposta ao tempo e ficou otima.

  • João Carlos

    Outra opção recomendada pela Sayerlack é a aplicação do Verniz à base d’água. Nos jardins da fábrica da Sayerlack, em Cajamar-SP, existem vários bancos que ficam expostos ao tempo e foram pintados com o verniz à base d’água.

    É uma boa pedida fazer o curso gratuíto que a Sayerlack oferece.

  • Cristina Motta

    Independente da técnica e do material usado, o essencial é que a madeira tenha boa espessura, de boa qualidade…seja bem lixada entre as demãos e se use o acabamento com verniz (que aliás pode ser substituido por resina incolor para ardósia e dá muito certo).

    No mais, o que manda é a criatividade.

  • http://deleted Joao Carlos

    Muito importante acrescentar que a resina ou verniz para ardósia, concreto aparente, etc. não seja aplicada diretamente na madeira. Utilize somente para o acabamento e proteção final da peça.

  • http://deleted ines.angelis

    pintei algumas caixas de mdf e nao passei goma laca antes pois

    nao sabia .

    colei guardanapo de papel ,apos asecagem passei verniz e

    o papel ficou enrugado ,agora nao sei o que fazer.

  • http://deleted joao carlos

    Acredito que o problema ocorreu após a colagem do guardanapo. Após pintar a caixa com tinta acrílica (ou PVA) aplique o guardanapo com cola específica. A proteção sobre o guardanapo deve ser feita com a própria cola para découpage (uma ou duas demãos) e depois aplicar o acabamento final.

    O problema é que não tem como reparar.

    O mesmo caso ocorre quando aplicamos a Laca Chinesa, se não passarmos a proteção sobre o guardanpo o trabalho final ficará imperfeito.

  • Monica

    desejaria saber as tecnicas e processo e o material para pintar ma cama de madeira em laca automotiva. obrigado

  • CARLOS

    Caros senhores,

    adorei esse blog. Até o momento foi o que mais detalhou as técnicas. E para fechar com "ouro", preciso saber:

    vou pintar umas prateleiras(compensado) com tinta esmalte sintética branca acetinada da coral. Entre as demãos, qual lixa e granulos devo usar? Pensei em usar lixa d'água 500, como em pintura automotiva.

    Obrigado pela atenção.

    carlos

  • http://www.soliarte.com.br João Carlos

    Pode ser utilizada a 500. Também poderia usar da gramatura 320 a 400.

    Lixe com cuidado. O maior problema que existe é o arrepiamento da madeira na primeira demão, corrigido com o lixamento. Na próxima demão não terá este problema.

    Utilizando esmate sintético acetinado, ou não.

  • Nádia

    Preparo a madeira MDF com base acrílica e se preciso lixo um pouquinho com bastante delicadesa, faço a colagem do papel com cola pra decoupage e passo a cola por cima do papel tbm, mas quando vou envernizar fica grosso a camada de verniz, mesmo eu dissolvendo um pouco o verniz com solvente, uso verniz vitral, o que será q ta acontecendo? Será que vcs podem me dar uma ajuda?

    Amei esse site…Obrigado.

  • João Carlos

    O verniz vitral não é o mais indicado pois realmente ele é mais grosso, sugerimos o verniz geral, ou verniz acrílico e também o pincel deve ser de cerdas macias. Uma boa cola para découpage como por exemplo da Mercur já serve como proteção final, neste caso fosco.

  • jackeline

    Olá, faço esculturas em mdf e pinto com tinta pva acrilica, sendo que me ensinaram a tinta PU dizem que fica mais bonita a pintura com a PU. Como é usada essa tinta? E como faço para preparar as esculturas antes dessa tinta? Só é usada essa tinta com pistolas? Muito obrigada

  • http://www.soliarte.com.br João Carlos

    A tinta PU somente deve ser aplicada com pistola. Outro detalhe é que a peça deverá estar livre de qualquer poeira ou pó. Mais ainda, o ideal seria criar um ambiente em separado para fazer esta pintura. È tinta automotiva. Se a peça após esta pintura sofrer qualquer estrago não tem como reparar (tipo garibar).

    A linha branca com pintura PU realmente fica bonita.

    Mas nada impede que continue utilizando uma tinta acrílica de qualidade e aplicada com pincel de qualidade e lixamento entre as demãos com lixa apropriada.

  • Patricia

    Olá, boa tarde! Adorei o blog, parabéns! Faço pintura de caixas de mdf, quase todas brancas e a fim de agilizar meu trabalho adquiri uma pistola p/ pintura. Ocorre que não consigo acertar o uso, a tinta fica acumulada, principalmente nos cantos da parte interna da caixa, o que causa rachaduras quando seca. Será o tipo de tinta? Estou usando tinta pva.

    Grata pela ajuda!

  • João Carlos

    Pode usar a PVA também. O problema deve ser a regulagem do jato de tinta. Segundo nosso Professor Anderson Lima regule o revólver para que aplique na maior gama de pulverização. Não sei os termos técnicos.

  • valmir casagrande

    Quero pintar minhas cadeiras e mesas dobráveis emm madeira

    Favor indicar qual melhor soluçao para bom acabamento porque já me falaram para pintar com PU, com verniz fosco da sayerlack ou com stain..confesso que estou na duvida e preciso de alguem que me passe informaçao. Tenho pistola para fazer o serviço. Quando pintadas ficarãoo sob telhadode varanda (nao tomarão sol ou chuva). Desde já agradeço

  • João Carlos

    Primeiramente precisa ser verificado o estado atual das peças, tipo: já estão envernizadas? Cruas?

    Uma dúvida é se a madeira é branca como caxeta ou mais escura como o Cedro.

    Bem a maioria dos vernizes e stain deixam a peça amarelada.

    Um produto muito bom é o Verniz à base d'água da Sayerlack.

    No caso da PU realmente a aplicação tem que ser com revolver.

  • Neila Carvalho

    Adorei o site.

    Gostaria de uma orientação. Tenho uma estante de madeira pintada de branco que gostaria de pintar de vermelho com tinta automotiva. É um trabalho que consigo fazer dentro de um apartamento tranquilamente ou seria melhor entregar a um profissional?

    Obrigada.

  • http://www.soliarte.com.br João Carlos

    A tinta automotiva necessita de aplicação com revolver e preferencialmente por profissional.

    Você poderá fazer com Esmalte a base d'água e poderia aplicar com rolinho.

  • sandra

    gostaria de orientação sobre como fazer laqueação em peça de madeira novas, sem verniz e nem qualquer outra tinta.Qual tinta eu uso?…Qual lixa?…..e se tem que ser pintado com revolver?

    Desde já agradeço!

    Sandra.

  • João Carlos

    O indicado é tinta automotiva e aplicado com revólver.

  • Mírian

    Olá, muito bom o blog!!

    Gostaria de uma orientação. Para pintar uma escultura em mdf é melhor utilizar tinta acrílica ou pva? qual lixa usa entre as demãos?

    Se puderem me ajudar, agradeço!

  • http://blog.soliarte.com.br João Carlos

    Entre as demãos utilize uma lixa 320 ou Scoth Brite.

    As 2 tintas irão atender bem. As acrílicas tem menos água. Mas considere a fluidez da tinta, o que permite uma aplicação suave da mesma. Essa é a diferença entre as diversas marcas.

    Indicaria para você a PVA Camurcyl ou Acrílica Mercur. Que você encontra na Soliarte.

    Muito obrigado pelo elogio ao nosso Blog.

  • Verônica Viana

    Tenho um gaveteiro de madeira escura(rústica) comprado no Embu das Artes e de madeira de lei(acho que é Imbuia).Gostaria muito que ficasse "branca",só que tenho dúvidas de que tinta usar e qual melhor técnica?Poderiam me ajudar?Grata!!!

  • Rogéria

    Olá, gostaria de uma AJUDINHAAA !!

    Tenho um guarda roupa embutido de 02 portas, já esta lixado e com camadas de verniz, parece que o mofo adora ele rss… me informaram que a pintura com tinta automotiva pode evitar esse problema, é verdade ??? qual o melhor processo e tinta ?? tenho pistola posso utilizar no quarto, vai levantar nuvem de tinta ? Obrigada pela atenção.

    P.S. Esse blog é muito bommm.

  • João Carlos

    Você poderá utilizar verniz mesmo, e neste caso considere um auxílio da Sayerlack fabricante de vernizes para verificar qual deles impediria o Mofo. A opção da tinta automotiva é muito boa também, a considerar: os revólveres comuns de pintura dispersam tinta no ar e você precisará proteger com papelão a parede atrás do móvel a ser pintado. É um problema. Tem uma pistola de pintura que concentra a aplicação não precisando de tantos cuidados externos ao móvel. E a pintura automotiva dá muito trabalho em qualquer conserto, seria como pintar o paralama todo do carro só para acertar um risquinho profundo.

  • Sandra

    Ola

    Pintei uma prateleira de pva branca, lixei antes, mas tem locais em que atinta aderiu menos, nao lixei novamente e pintei na cor desejada, tb pva, e novamente tem lugares que nao aderiu bem? Sera que e porque nao lixei direito. Nao tenho certeza se antes a peca era encerada ou envernizada. Agora antes de pintar novamente devo lixar?

  • http://www.soliarte.com.br João Carlos

    É fundamental o lixamento para melhor aderência da tinta seja PVA ou até outra demão de verniz.

    Também é necessário verificar a marca da tinta PVA utilizada. Indicamos a marca Camurcyl.

  • http://patyartesbiscuit.blogspot.com Patricia Alves

    Olá!

    Eu trabalho com biscuit, mas sempre tem algumas peças que são com mdf, mas as minhas peças estão mofando.

    Na peças crua de mdf passo base acrilica para artesanato, lixo e pinto com tinta PVA

  • http://patyartesbiscuit.blogspot.com Patricia Alves

    Olá!

    Eu trabalho com biscuit, mas sempre tem algumas peças que são com mdf, mas as minhas peças estão mofando.

    Na peças crua de mdf passo base acrilica para artesanato, lixo e pinto com tinta PVA para artesanato e quando finalizo o biscuit passo o verniz acrilico fosco, mesmo assim as peças estão mofando.

    O que estou fazendo errado?

  • http://www.soliarte.com.br João Carlos

    Segundo nosso Professor de Biscuit Anderson Lima para evitar o mofo o ideal é utilizar uma massa para Biscuit de qualidade, como a que a Soliarte revende.

    Ainda segundo o Anderson Lima, quando passa o verniz e dá problema é que a massa de Biscuit não tinha secado totalmente.

  • http://patyartesbiscuit.blogspot.com Patricia Alves

    Olá!

    O meu problema como o mofo não e no biscuit e sim no MDF.

    O mofo começa no mdf e dai passa para o biscuit.

    Muito obrigado pela digas!

  • http://www.artesvariadas.blogspot.com Arte que Faço

    Adorei seu site, estava na dúvida sobre como laquear um peça em MDF e aqui foi o unico lugar onde consegui descobrir como fazer.

    Parabéns por compartilhar essas informações

  • http://www.cantinhodadea.webs.com Andrea

    oi,

    estou com um grande problema, toda vez que vou pintar a peça em madeira, com base ou sem base a pintura fica com a marca das cerdas do pincel, somente com o rolo que fica bom, mas algumas peças são pequenas e não tem como usar o rolo. Não sei o que fazer. Uso tinta pva para madeira.

  • http://www.soliarte.com.br João Carlos

    Para a pintura ficar perfeita sempre utilize uma tinta PVA de qualidade, pincel de qualidade com cerdas macias e aplique a tinta em pinceladas longas dentro das possibilidade de tamanho da peças.

  • ROSA

    ESTOU PINTANDO UM MOVEL EM CASA QUE ERA MARFIM(parecido com uma pintura laqueada,brilhante) COM O ESMALTE A BASE DE AGUA,LIXEI BEM A PEÇA,DEI FUNDO A BASE DE AGUA TBM. DEI A PRIMEIRA MAO COM ROLINHO DE ESPUMA,FICARAM ALGUMAS BOLINHAS E QDO FUI DAR UMA PASSADINHA DE LIXA PRA TIRAR E DAR UMA OUTRA MAO PARECIA QUE HAVIA PINTADO COM TINTA PLASTICA,EU PUXAVA E A PELICULA SAIA TODA DA PEÇA, QUE FAZER?SERA QUE DEIXEI DE FAZER ALGO ANTES? ALGUEM PODE ME AUXILIAR???SERA QUE E PRECISO DAR MAIS DE UMA MAO DE FUNDO??

    OBRIGADAAAAAAAAAAAA…..PARABENS PELO BLOG

    OBRIGADAAAAAAAAAA!!!

  • João Carlos

    Precisa ter certeza se a peça foi pintada com Laca (tipo pintura automotiva). Neste caso fica muito difícil dar manutenção ou pintar sobre ela.

    Teria que remover a pintura. Realmente o Esmalte vai formar uma película. Uma tentativa seria utilizar um primer (por exemplo tem um que permite pintar sobre metal).

  • Fernando

    Ola, gostaria de pintar uma mesa de madeira de lei (ja envernizada) de preto. Não tenho pistola. Qual a melhor opção? Da para pintar de esmalte direto? devo usar laca? quando eu devo lixar? Obrigado pela atenção.

  • Fernando

    Complementando o posto anterior. A madeira já é bem lisa, com quase zero imperfeições.

  • João Carlos

    O problema é se o acabamento foi feito em Laca, o que complica no acerto quando dá problema. A Laca sempre deve ser aplicada com revólver.

    Sempre se deve lixar o remover a pintura anterior para nova aplicação.

  • Rosângela tava

    Olá, acho que vcs podem me ajudar, meus móveis são de madeira na cor mogno mel com verniz brilhante provavelmente foi pintado com pistola, como já fazem 7 anos gostaria de renovar o brilho deles, tenho que lixar ou se eu aplicar uma fina camada de laca chinesa eu consigo renovar o brilho já que moro em apartamento e fica impossivel de utilizar a pistola para pintura e eles não estão tão danificados. obrigada , ROSANGELA

  • http://yamartesanato.multiply.com/photos/album/1 May Ferreira Jorge

    Olá, gostaria de saber como posso impermeabilizar trabalhos em mdf forrados com tecido de algodão como tábua giratória, sousplat, etc. Este site é tudo o que um artesão precisa. Muito obrigada.

  • http://www.soliarte.com.br João Carlos

    Pode utilizar a Cola branca Cascorez e depois verniz tipo marítimo.

  • ninakopke

    OLÁ AMEI AS DICAS MEU PROBLEMA É O SEGUINTE ! TENHO UM MOVEL FEITO POR UM MARCENEIRO , ELE DISSE QUE PINTOU COM TINTA A OLÉO . COM A ENCHENTE E JANEIRO AQUI EM MARICÁ ELE MOFO ! ESTÁ COM MANCHAS ENORME QUERIA SABER SE DÁ PARA LIXAR E DEPOIS PINTAR PARA FICAR COMO MINHA MESA DE MADEIRA COR DE MEL ENVERNIZADA COMO FAÇO? UM ABARÇO NINA.

  • http://www.soliarte.com.br João Carlos

    Precisa analisar o estado da madeira. Se permitir lixamento poderá pintá-la novamente. Caso apresente algumas deformações ou áreas mais contaminadas pela água poderá raspar e preencher com massa F12 da Viapol. Depois lixar e pintar com a cor e tinta de preferência.

  • Julia

    Instalei 2 portas de correr em MDF e preciso contratar um pintor. Mas acho que eles não sabem como preparar a madeira antes de receber a pintura (branca).

    Gostaria de conhecer todos os passos, a lista do material a ser comprado e sugestão de marca dos produtos.

    Obrigado

    Julia

  • http://www.soliarte.com.br João Carlos

    Você tem 2 caminhos. Um deles é dar o acabamento tradicional em portas utilizando esmalte sintético ou verniz (neste caso tem que pensar bem pois aparecerão as marcas do MDF). Pode-se escurecer a madeira com a Laca Indiana de fundo.

    Outro caminho é a utilização do PVA ou tinta Latex de parede (muito usado onde bate muito sol).

  • vani

    tenho varias borboletas de madeira gostaria de pinta-las como devo fazer e quais tintas devo usar?

  • Mayany

    Olá, bom dia

    Estou querendo comprar uma pistola p/ pintura das minhas caixas de mdf, porém encontrei na net dois modelos (wagner W550 e schulz 300W, parecem fazer o mesmo serviço só que com um grande diferença de preço. Sempre que vejo vídeos de pinturas observo que usam outro tipo de pistola, um modelo que parece ser bem mais simples e em conta, gostaria de saber se vcs podem me indicar algum modelo que atenda minha necessidade.
    Obrigada.

  • Reginane

    Sou esposa de um pintor de carro e uma cliente dele pediu para que ele pintasse umas peças de MDF toda de branco para ela com pistola, pois as artesãs dela irão trabalhar nas peças de diversas maneiras depois de pintadas. Ele disse a ela que vai tentar e agora precisamos de vocês!
    Ela vai entregar as peças cruas hoje a noite. por onde começamos?

  • João Carlos

    Normal. Primeiro lixar o melhor possível a peça, tirar o pó e pintar.

    Provavelmente ela pedirá para pintar com PVA branco.

    Outra alternativa é a pintura com tinta PU – neste caso tem que ser pintura final e não poderá ser retocada caso apresente defeitos após sua utilização.

  • Mafalda

    Olá, parabéns pelo blog, procurei por vcs em Jarinú para comprar uma tinta acríli cintilante da daiara e só agora que vi que se mudaram para SP, eu estava lendo seu blog desde das primeiras postagem e me surpreendi quando li sobre passar goma laca direto no MDF, minha dúvida é:
    se o pva não ficará manchado; se ele permite a pintura com pva ou tinta acrílica depois; se posso fazer a decoupage; se depois da goma laca eu faço o fundo branco com pva ou vou direto com a tinta da cor, enfim preciso saber se continuo trabalhando normalmente nas peças de forma tradicional, eu lixo bem a peça, limpo, aplico 3 mãos de pva branco e depois eu faço o trabalho na peça, com cores, textura, pontilhados ou decoupagem.

    bjs ficarei no aguardo.

    • Soneligia

      olá
      A goma laca é um selante, é usada para fechar os poros do MDF.
      Não é preciso passar a tinta branca, pode fazer a sua técnica normalmente, com tintas coloridas PVA
      ou Acrílicas e depois fazer a découpage.

      Atenciosamente,
      Soneligia

  • Deosdeti

    Olá, tenho um banco de madeira,( estreito e comprido) com muitas mãos de tinta. Gostaria de recuperá-lo tirando toda a tinta e usar uma tinta bem leve e suave nos pés e nas laterais, e emcima (no acento) fazer uma bonita decoupage com motivos de crianças para ser colocado na entrada da minha escola.
    Preciso saber: como tirar a tinta velha? qual tinta usar para pintá-lo outra vez? poderia ser tinta a base d'agua ?e o verniz tambem a base dàgua para o acabamento final? Pois sou alérgica a cheiros fortes e na minha cidade não temos grandes recursos de materiais.
    Agradeço e aguardo suas orientações

    • Vitor

      1- para retirar a tinta antiga, vc pode passar uma espátula , depois lixe com uma lixa grossa nº150, e em seguida uma lixa mais fina nº250
      2- mesmo que não sai toda tinta antiga , não se preocupe, passe 2 ou 3 demãos tinta branca acrilica ou PVA a base de água, para dar o fundo. Entre uma demão e outra lixe, com a lixa mais fina nª400.
      3- passe a cor desejada no tom que combine com a decoupage escolhida
      4- passe o verniz a base de água, tem varias marcas no mercado,

  • Miriam

    Para pintura em mdf preta prescisar de uma base?

  • Michelle

    Olá! Gostaria de sua ajuda! Comprei um porta joias grande com 90 cm de altura em mdf cru, gostaria de pinta-lo de branco. Aqui em minha cidade é muito umido, entao os moveis em tempos de bastante chuva ficam com um leve mofo na parte traseira. Para evitar q meu movel estrague, como devo pintar? nao tenho pistola vou usar um rolinho de espuma. Devo usar esmalte sintetico direto, devo selar com goma laca( nunca usei) ou qual tipo de selante voces me indicariam? Ou seria melhor passar tinta pva e finalizar com verniz geral? Desde já agradeço…

  • Luciana Santos

    Olá,

    Adquiri um mini compressor para começar a laquear peças de mdf cru, pois faço peças pequenas como caixinhas de lembrancinhas, quadrinhos, caixas de bijouteria, etc…Gostaria de saber desde o início todo o processo. Estando o mdf cru o que passo primeiro, que horas eu lixo e que tinta eu utilizo para laquear?
    Agradeço desde já!

  • João Carlos

    Sempre o primeiro passo é lixar da melhor maneira possível. Após o lixamento já pode pintar, como a maioria faz. Você pode utlizar PVA ou Acrília. Para acabamento mais profissional utilize PU. Verifique nas lojas que vendem tinta e se necessário suporte técnico de qualidade consulte a Sayerlack.

  • Latif

    Perfeito o site! Muito bom mesmo… Tenho certeza que estão ajudando muita gente. Peço uma orientação. Quero forrar meu porta jóias de MDF com tecido, mas quero passar algo para proteger a madeira de mofo, bolô… O que você me sugere? Antes de fazer a pintura no MDF com tinta PVA eu preciso passar o que para proteger? Ou se eu só lixar a peça, passar a tinta PVA, secar, lixar novamente e pintar já basta? Finalizo com quematerial? Desde já agradeço muito. São dicas preciosas que vc tem dado.

  • Soneligia

    Para proteger a madeira é só passar Goma laca incolor ou indiana, essa, ficará com aspecto amarelado, mais envelhecido, assim fechará os poros da madeira. Não precisa pintar, pois vc pretende forra-la com tecido.

  • Elaine

    Vou pintar uma mesa com tinta automotiva branca com pistola, gostaria de saber o que preciso passar antes para que a pintura não amarele com o tempo e quais orientações para fazer essa pintura. Obrigada.

  • euci rocha

    eu quero pintar um painel feito com compensado,ele nao tem tinta nem vernizes.qual tinta devo usar e se precisa de algum fundo.e tambem preciso de uma massa para unir uma folha com a outra;óbg

  • nilce

    como faço uma pintura provençal? quero ela toda branquinha, que tinta devo usar ? faço com pistola, qual a pistola vc indica. abraços.

  • marco paulo franco

    gostaria de aprender restauraçao imobiliario

  • Latif

    Me ajudem, por favor. Pintei um cabideiro com duas demãos de tinta PVA Acrilex à base de 'água branca e envernizei com verniz acrílico brilhante também a base de água, depois de 4 semanas ficou amarelado. O que posso fazer para retirar esse amarelado? Como evitar os próximos amarelados? Muito obrigada!

  • Camila

    Estou com uma duvida enorme! Qual a diferença entre tinta automotiva e PU( se é que existe)? Qual acabamento fica mais bonito em portas de madeira? A tinta PU brilhante tem o mesmo acabamento da tinta com a aplicaçao de verniz PU? Desculpe-me por tantas perguntas mas é qua tenho muitas dúvidas e quero minhas portas com o acabamento espelhado. A loja de tintas me deu 2 opçoes a primeira foi com fundo primer, tinta PU fosca e verniz PU (farber) ou nesta mesma opçao poderia trocar a tinta fosca por uma brilhante sem a necessidade de usar o verniz e a outra seria usar esmalte automotivo e kit verniz PU duxone. Então, qual é melhorrrrrrr? Obrigada.

  • Carla Alexsandra

    ola, tenho uma cx em mdf, que está crua, não quero colocar nenhuma cor nela, apenas envernizar no tom de cerejeira, o que passo antes do verniz? se alguém poder me ajudar, fico grata!!!!

    • João Carlos

      Lixe bem, aplique um fundo com goma laca incolor e depois o verniz..

  • Adriana

    Boa Tarde, João

    Gostaria de me tornar profissional nas vendas de cx mdf para o público A. Escolhi apenas forrar a tampa e pintar todas as caixas de branco. Só, que para minha tristeza como me ensinaram estão muito feias. PVA+TINTA +PVA até ficar legal. Só, que busco acabamento de primeira linha, luxo. desejo branco puro.
    Por favor se possível me ensine algumas dicas. Att. Adriana

    • João Carlos

      Olá Adriana

      Para a caixa ficar perfeita tem que ser tinta automotiva e pintada com revolver, não existe outra opção. Cabe comentar que o MDF nos locais onde é cortado exige muito trabalho para ficar perfeito, não é fácil. Outro detalhe é que após a caixa estar pintada com essa tinta não tem como fazer retoque.

      Poderia até tentar aplicar o PVA com revolver, mas não terá o mesmo resultado.

      Uma idéia muito utilizada atualmente seria o MDF ou compensado já com acabamento branco. O problema é que na montagem da caixa não pode ter canto vivo, mas é possível fazer e dura para sempre.

  • Vera

    Olá bom dia,

    Muito lindo e útil o seu blog,simplesmente maravilhoso.Parabéns!!!
    João,preciso muito de sua ajuda.
    Recebi um encomenda de um kit infantil em MDF,sendo que esse kit já foi pintada com tinta óleo branca.A cliente está querendo que eu melhore o acabamento e tbm decore alguns detalhes com papel de parede.

    Segue minhas Dúvidas:

    1- Tem como eu retirar essa tinta ou melhorar o aspecto;
    2- Que lixa usar (tipo e nº)
    3-Se retirar a tinta com qual tinta posso pintar novamente ou tem que ser com tinta óleo mesmo;
    4- Pode ser pintada com pincel de cerdas macias,rolo ou tem que ser com pistola ( que não tenho mas que vou comprar);
    4- Já que vou comprar uma pistola,qual vc me indicaria (wagner W550 e schulz 300W);
    5- Se for ficar pintada tanto com a tinta óleo ou com a tinta PVA depois irei comseguir colar papel ou tecido;
    6- a cola pode ser a Cascorez rotulo azul;
    7- Tenho que impermeabilizar depois e com que;
    8- Me indique algumas marcas de Tintas PVA,PU,AUTOMOTIVA e Pincel.

    .Desde já fico muito grata,esperarei anciosa pela ajuda.Bjus em seu coração!

    • João Carlos

      Olá Vera

      Sempre que puder pintar com revolver não tenha dúvidas, é o melhor método. Mesmo a limpeza da pistola não é complicada, mas deve ser feita sempre após qualquer aplicação.

      Acredito que irá colar mesmo após a pintura.

      Sempre quebre a pintura anterior com lixa fina ou scoth brite. Acredito que a PVA poderá cobrir a pintura anterior a óleo.

      Quanto a indicação da pistola ou as tintas recomendo falar com um fabricante (Coral, Sayerlack, etc.).

      • Vera

        Valeu João,muito obrigado por sua ajuda.Bjus!!!

  • Carla Alexsandra

    Olá, boa tarde, venho de novo aqui, para pedir uma ajuda….
    tenho uma prateleira em cerejeira, mas uma cliente quer ela em mogno, qual o processo devo fazer??

    Mais uma vez muito obrigada pela atenção!!

  • ivo

    Olá pessoal! Estas dicas são realmente muito boas. Estou qerendo usar o P.U para corrigir algmas ranhuras e micro buraquinhos na madeira,devo aplicá-lo sem diluir com thiner ?

  • Katarina Licia

    Gostaria de saber como faço pra só envernizar a caixinha, deichar ela da cor do MDF mesmo, só quero deichar ela brilhosa. Fiz o teste com o verniz geral, e depois que acabei de passar o verniz ela ficou brilhando, porém apartir do momento que foi secando o verniz o brilho sumiu, e ela voltou a ficar opaca da mesma cor que era! Por favor me ajude. Preciso muito saber como faço pra deichar ela brilhosa, se antes preciso passar outro produto?!

  • Maria Enaide

    Ola´…adorei o site e gostaria de saber se quando faço um trabalho com guardanapos de decoupage posso estar envernizando o guardanapo com verniz geral? Ele irá enrugar o guardanapo?

  • Cléia

    Olá, comprei peças em mdf, porém gostaria de deixar com a cor natural. Posso passar apenas verniz? Como fazer? Help!!

  • Jack

    boa tarde, faço pintura de letras em mdf e quero melhorar a pintura para que fique o mais uniforme possível. Uso a tinta pva e lixa 80, geralmente aplico 2demão. só que muitas vezes não fica tão uniforme o tom, e geralmente uso muito vermelho, podem me dar dicas? obrigada

    • Vitor

      Acho que o problema, está na lixa deveria usar uma lixa mais fina 220 , 320 até a 400

  • sergio

    como posso tiras machas escuras apos lixamento.

  • sergio

    gostaria de uma dica para tirar manchas em madeira apos o lixamento

  • Ana Lucia

    Vou produzir um conjuntinho de bebê, e tenho dúvida na hora de envernizar o papel para decoupage, pois uma vez perdi o meu trabalho pois enrugou tudo, alguem pode me dar uma dica? Eu gostaria de envernizar as peças para facilitar a limpeza. Desde já agradeço a ajuda. Para colar na peça, sei que tenho que passar cola na madeira e depois colocar o papel no lugar desejado, mas e para finalizar? Grande abraço!

  • washington

    Boa noite tem como me ajudar ,pintei um aporta de madeira resinada,passei um fundo preparador e dei mais de 4 demãos de tinta….agora esta soltando a tinta tipo um plastico que você puxa e sai …como posso fazer para pintar de novo corretamente…

  • Lorena Campos

    Boa tarde pessol, trabalho com artesanato mais precisamente caixas de em mdf, estou tento problemas com a pintura, geralmente uso base pva para artesanato,depois passo umas 3 mãos de esmalte à base d'agua, lixo sempre entre as demãos, mais ainda assim não fica perfeito.Gostaria de saber como faço para a pintura ficar como laqueado, uso muito branco nas minhas produções e gostaria de ter uma pintura perfeita…alguem pode me ajudar

    • Vitor

      Lorena,

      Você já tentou pintar com um revolver de pintura?

      Muitos artesãos pintam com tinta automotiva branca, mas nesse caso você não vai conseguir utilizar o branco como fundo para outros trabalhos.

  • Bruna

    Olá!!

    Adorei o blog! E também estou precisando de umas dicas…
    Sou leiga no assunto, essa peça que farei será a primeira!
    Quero fazer um pé para minha mesa de jantar… Vai ser simples, um retângulo de madeira de 1,00×0,80×0,10m.
    Será que você me daria dicas de qual madeira comprar e qual tinta usar para pintá-la? Vou fazer em cor preta.
    Obrigada desde já!
    Parabéns pelo blog!
    Bruna

    • Vitor

      Olá, Bruna!

      Você pode utilizar qualquer tipo de madeira, no artesanato se utiliza muito o MDF, mas nada impede de utilizar outras madeiras.

      Você pode pintar com uma tinta específica para madeira ou PVA ou acrílica. Há artesãos que utilizam tinta automotiva.

  • Andréia Lima

    Bom dia!

    Olá…preciso de uma ajudinha!

    Costumo pintar muitas coisas…MDF, retocar móveis, paredes…porém sempre uso pincel, o que às vezes torna cansativo. Gostaria que me indicasse se devo comprar uma pistola para esses trabalhos…e se também posso fazer uso de tinta acrilica nesta ferramenta. o que acha?

    • Vitor

      A pistola é interessante para aplicar a cor de fundo, quanto maior a peça mais indicada é a pistola.

      A questão da tinta depende da especificação da pistola, cada fabricante tem os tipos de tinta que a ferramenta suporta, especialmente quanto a diluição.

      Há no mercado pistolas pequenas que não precisam de um compressor, ou melhor, há um pequeno compressor integrado a pistola.

  • Juliana

    Olá!!
    Quando pinto peças em recorte a laser de branco e depois passo o verniz as bordas da peça ficam amareladas devido a queima do corte. Que tinta e verniz devo usar para não ocorrer esse tipo de problema?? Uso sempre tinta acrílica e verniz geral. Não tenho pistola e no momento não penso em comprar. Grata!

    • Vitor

      Juliana,

      O problema nesse caso nem é a pistola.

      Você pode lixar a madeira queimada, ou se preferir, aplicar mais mãos de tinta, especialmente uma base niveladora para madeira antes de aplicar a tinta.

  • Susane Melo

    Terminei de fazer uma peça que tem na parte central da tampa um guardanapo, e envernizei com laca chinesa. Detestei o resultado, ficou muito grossa a camada da laca chinesa e está custando secar. Como posso retirar essa laca, mesmo que tenha que pintar essa tampa novamente?

    • Soneligia

      tem que começar do zero, raspar, lixar bem, pintar , colar o guardanapo, e impermeabilizar, usando apenas a cola
      para decoupage, (já que não gostou da laca), ou um verniz a base de água

  • Maria Cristina

    Vocês conseguem pintar uma caixa MDF na cor BRANCA sem manchar? Como fazem?

    • Vitor

      Maria,

      Existem várias técnicas.

      Nã sei o tipo de mancha que aparece quando você pinta, a solução passa por:

      1) Preparar a superficie, lixando se necessário;
      2) Aplicar uma base niveladora;
      3) Escolher a tinta adequada (depende da utilização da caixa, se será aplicado outro produto posteriormente ou não. Você pode utilizar Tinta Automotiva, PVA, Acrilica, entre outras);
      4) A técnica de pintura: a pistola é a mais rápida e simples, mas é possível pintar com rolo ou pincel sem deixar marcar também.

  • Angela

    Olá!
    Estou com um problema, lixei, NÃO tirei o pó direito de uma penteadeira antiga. Passei uma 4/5 demãos de látex maxx branco e continua manchando como se o pó da madeira ainda existisse. É uma madeira escura, não identifiquei. Quero fazer provençal, mas estou com receio de ficar manchada. Se eu passar um fundo branco (selador), agora, será que neutraliza, e a próxima camada de látex vai ficar totalmente branca ou vou ter que passar um produto para retirar toda a tinta novamente?
    Por favor me ajudem!!!
    Angela
    Muito obrigada pela atenção!

    • joão carlos

      O ideal é retirar a tinta. Existem produtos no mercado que auxiliam. O grande problema é que as tintas podem penetrar nos póros da madeira. Mas, acreditamos que não tenha outra alternativa. Lixe bem e passe algum produto de fundo para selar a madeira. Depois aplique a tinta.

  • Sonia Brito de Paiva

    Gostaria de saber se ´posso pintar um guarda roupa de cerejeira para a cor imbuia e onde encontrar profissional que faça isso no rio de janeiro

    • Vitor

      Sonia,

      É possível efetuar essa pintura.

      O problema é manter a aparência de madeira, você pode pintar no tom imbuia tando de forma chapada (como se pinta uma parede) ou aproveitando os veios da madeira.

      Não tenho profissionais para indicar no RJ, mas procure por atelês de pintura ou de restauração.

  • katia

    Passei verniz maritimo no baú. Posso colar guardanapo de papel depois de ter passado verniz maritimo?
    Se alguém souber responder…Muito obrigada.

  • Barbara

    Adorei o blog!

    Estou pintando placa de mdf com tinta acrílica pva, antes da pintura, lixei e passei base acrílica acrilex. Mas a pintura ficou feia, com grupos e grossa em algumas partes.

    Não ficou lisa. A tinta foi comprada no dia, estava bem fluida.

    O que eu faço para melhorar o aspecto?

    Obrigada

    • joão carlos

      Uma idéia seria utilizar uma lixa gramatura 600 ou mais. Deverá deixar a pintura bem lisinha.

  • artesã

    Olá
    Pintei peças em mdf com tinta acrilica e pva, depois passei verniz, mas não consigo controlar o mofo que esta surgindo nas peças, a regiao aqui é muito umida. O que devo usar agora?

  • Andriele

    Boa tarde, gostei muito do trabalho. Gostaria de saber de da para fazer um efeito craquelê em um ropeiro de madeira?

    • Vitor

      Andriele,

      É possível sim, a técnica é a mesma que é aplicada em superfícies menores.

  • http://twitter.com/bellecartaxo @bellecartaxo

    Olá ganhei uma escrivaninha já usada e é compensado, ela é mogno envernizada, gostaria de pintar de outra cor , cor de madeira mesmo, depois de lixar sei que precisa do fundo preparatório feito com tinta PVA branca, tem que ser branco? Tem outra cor que seria mais adquado colocar já que não vou colorir quero cor de madeira mesmo. Nunca fiz nada do gênero estou temerosa de começar e nã fazer o certo!

    • Vitor

      É preciso muito cuidado ao pintar tons de madeira, pois a madeira não é apenas os tons, mas principalmente os veios, a textura.

      Nesse caso, o melhor é lixar um pouco e já pintar no tom que você precisa, o melhor é utilizar ceras e não tintas para o trabalho.

  • Fabiano

    Pessoal, alguém saberia o motivo ou alguma dica do que observar no processo de pintura quando em peças de madeira ou cerâmica, ambas lixadas inicialmente com lixa 320 ou 400 > passado massa > lixa > passado fundo universal > lixado novamente, vão para pintura com tinta PU (automotiva), pintadas em gabine de pintura e com pistola, as peças ficam "enrrugadas" logo após a primeira demão ? Não adianta tentar dar a segunda demão porque piora. Alguém saberia dizer os motivos disso acontecer ou dar dicas de como evitar? Obrigado!!

  • Daiane

    Estou pintando um movel antigo mas ao passar o fundo preparatório da coral a base de agua aparece um tom amarelado ao secar.o que faço para nao amarelar

    • Vitor

      Daiane,

      Esse fundo preparatório é indicado para pintura em madeira? Pois nem todo fundo pode ser utilizado em madeira.

      Alguns fundos são ralos, para ficar 100% branco é necessário aplicar mais de uma demão.

  • Larissa

    Preciso pintar de branco uma peça de MDF recortada a laser. As partes queimadas pelo laser ficam escurecidas, como faço para pintar essa parte sem manchar a tinta?

  • Valquiria

    Gente por favor preciso urgente de uma solução, estou restaurando caixas de decorações em mdf branco, ele estava todo manchado, e quando passo a tinta branca ele fica amarelado e quando seca fica horrivel, o que acontece? (pincel limpo, tinta acrilica branca). Como fazer?

    • Vitor

      Valquiria,

      Realmente a tinta fica manchada, é difícil obter uma pintura sem defeitos sobre a madeira queimada pelo laser, mas é possível, já vimos trabalhos assim.

      Não sabemos qual é o melhor procedimento para resolver esse problema.

  • Neyre

    Uma dica por favor, pintei uma caixa mdf toda por fora com acqua betume da acrilex, pois mao sabia o usodo mesmo, foi pedido de uma pessoa, sou acostumada a pintar com tinta pva, e pediu q passasse verniz mas ta ficando enrugado e feito molhado….como faco, ela com verniz? Pode me dar sugestacao.

  • Crislene

    Estou com uma dúvida a minha caixa de mdf está crua e em perfeito estado, ai passei a tinta pva branca e no fundo da caixa por dentro trincou onde eu errei me ajudem …Desde já muito obrigado

    • Soneligia

      O que eu sei é que as tintas PVA tem muita água, por isso deve-se dar preferencia as tintas acrílicas
      Mas se quer usar as PVA o melhor é selar a madeira, isto é passar uma base seladora antes da tinta ;
      recomenda-se passar um demão de goma laca incolor, ou aqua base madeira , que eu conheço é da Daiara, mas deve ter outras marcas

  • Valquiria

    Bom dia, gostaria de saber porque algumas caixas de mdf, ficam com rachaduras por dentro, bem nas emendas das peças, será excesso de tinta???????????? Obrigada!

    • Vitor

      Valquiria,

      Normalmente essas rachuras são causadas por excesso de tinta, mas pode ter outras causas, como alguma falha ao lixar a peça.

  • claudiane

    trabalho com cxs em mdf e estou tendo um problema pois aplico com rolo um fundo nas caixas usando tinta pvc e após secas e bem lixadas utilizo o compressor com tinta esmalte sintético a base de água e as caixas estão ficando asperas.o que devo fazer.OBS uso um pistola com o bico de 1,0mm.grato

    • Vitor

      Claudiane,

      Provavelmente é algum problema na aplicação do fundo ou no lixamento. Você tentou aplicar o esmalte diretamente nas caixas?

  • mary

    Boa tarde, estou pintando peças em mdf cru, já passei a base vejo falar na tinta pva para artesanato ,pode ser usada a pva de parede antes do verniz?Ou são tantas diferentes?

    ,

    • Vitor

      Mary,

      è importante passar a base antes para proteger a madeira, tampar os poros e nivelar.

      A PVA é uma tinta a base de água, a de artesanato pode ser melhor, igual ou pior do que a de parede, dependendo do produto utilizado. A principal questão no artesanato é a quantidade de água inserida na tinta, quanto mais água, maior a chance do MDF absorver e inchar.

  • Andreia Moreira

    Bom dia!! Comprei um nome em MDF crú e gostaria de pinta-lá com uma tinta que fica com um efeito brilhoso como se fosse um plástico e de fácil limpeza. Que tinta é essa e qual você me indicaria? Pois vou pintar em casa eu mesma. Obrigada Andreia.

    • Vitor

      Andreia,

      Existem várias técnicas para obter esse efeito, o ideal é você testar e verificar qual agrada mais, entre as opções:
      – tinta PVA ou acrilica + verniz para artesanato ou resinas (laca chinesa ou vidro liquido)
      – tinta automotiva

  • ana

    Olá…faço trabalhos em caixas mdf(lembrancinhas para casamento) e gostaria de comprar uma pistola para agilisar meu trabalho, mas não sei nem por onde começar a procura…Qual vc indica?e em um preçinho legal?

    • Vitor

      Ana,

      O que escarece a pistola é a necessidade de compressor.

      Há uns 3 anos surgiram alguns modelos de menor porte, que dispensam um compressor externo, por exemplo os modelos portáteis: http://goo.gl/dcFxev

  • Marcia Regina

    Gostaria de uma informação, costumo pintar minhas peças com tinta PVA da Suvinil e como verniz complemento acrilico concreto aparente da Suvinil mas na minha opinião fica um pouco amarelada, alguma outra sugestão de verniz que não deixe aspecto amarelado?
    Desde já agradeço
    Marcia Regina

    • Vitor

      Marcia,

      Os vernizes para concreto aparente são os mais indicados, mas há outras opções fora da linha de vernizes, como resinas (vidro líquido, laca chinesa) e a goma laca incolor.

  • Maria Aparecida

    Tenho uma mesinha que foi pintada com esmalte sintético azul,quero muito mudar a cor,mas não gostaria de usar esmalte de novo,mas quero um acabamento parecido com a laca,e que seja algo que eu mesma consiga fazer dentro do meu minusculo apartamento,oque vcs me sugerem?

    • Soneligia

      Oi,
      primeiro lixar, tirar a tinta antiga
      pintar com tinta acrílica na cor desejada
      depois passar laca a chinesa

  • Marinalva de Farias

    Pintei uma mesinha , lixei, passei a base acrílica par artesanato, após duas demãos, apliquei a tinta acrílica decorativa, está faltando apenas passar a laca chinesa.Como devo fazer. Apenas passá-la co Por favor me orienteWm um pincel ou precisa de um rolinho de espuma?
    Por favor me oriente nessa finalização da peça.
    Obrigada,Marinalva.

    • Vitor

      Marinalva,

      O risco de deixar marcas de pincel ou do rolo é grande. Se possível, apenas derrame a laca e deixe ela escorrer preenchendo a superfície.

  • Marileia

    Boa noite
    João.
    O blog é otimo.Parabéns!
    Gostaria de saber qual o pincel melhor que existe para pintar caixinhas e kit de higiene para bebe,qual
    a lixa e o rolinho apropriado para fazer uma pintura aveludada.
    Desde já agradeço.
    At.Marileia

    • Vitor

      Marileia,

      O rolinho pode ser aquele comum, de espuma amarela.

      Quanto a pincéis, deve-se evitar os de cerdas sintéticas, mais duras (normalmente de cabo amarelo. O ideal é utilizar os de cabo vermelho.

      Finalmente, as lixas devem ser bem finas, número acima de 1000.

  • Antonio Florio Neto

    Embora eu tenha contra indicado, minha esposa comprou um armário para o banheiro em MDF já pintado, patinado, logicamente sobrou pra mim achar uma forma de impermeabilizar o dito cujo.
    Alguém tem uma dica de qual material usar, verniz, silicone,,,?
    Obrigado.
    Florio

    • Vitor

      Antonio,

      Você está no caminho certo.

      Evite verniz para madeira, pois eles deixarão a pintura amarelada.

      Vernizes para artesanato precisam ser analisados com cuidado, pois muitos tem finalidade decorativa, o que não se aplica ao seu caso..

      Qualquer produto que você aplicar, é importante efetuar um teste em um canto para verificar se o efeito ficará como você espera, para evitar surpresas.

      Utilize verniz para concreto aparente. O silicone é interessante, mas difícil de aplicar. É possível empregar lacas, como a laca chinesa.

      • Antonio Florio Neto

        Valeu, Vitor. Obrigado pelas dicas

  • Susana Costa

    ola, tenho umas peças provençais que foram feitas a laser, GOSTARIA DE SABER QUAL O MATERIAL QUE EU deveria utilizar para que as mesmas nao ficassem amareladas para que depois eu pintasse com tinta automotiva branca

  • Sheila

    Olá!
    Gostei muito das dicas sobre a pintura em caixas de mdf! Será que alguém poderia me sugerir uma solução? Usei goma laca nas caixas de mdf, base acrílica e tinta branca p/ decoupage. Só que os guardanapos eram brancos (rendados) e depois de prontos e secos, vi que começaram a amarelar. Usei a termolina leitosa p/ impermeabilizar. O que posso fazer p/ resolver esse problema? Poderia passar uma camada fina de tinta sobre o guardanapo?
    Obrigada!

    • http://blog.soliarte.com.br Soliarte Artesanato

      Sheila,

      Você aplicou a termolina sobre o guardanapo também, como se fosse um verniz?

      Se não aplicou, aplicar talvez resolva o problema.

      Outra opção, mais indicada, é substituir a termolina por uma cola desenvolvida para decoupage. Há produtos desenvolvidos para peças que ficarão expostas ao ar livre (exterior – resistente à agua / umidade) e outros para decorativas (interior).

  • fran

    Ola..
    preciso de uma ajuda…
    faco pecas em mdf..
    preciso fazer um kit de bebe todo branco…aplico a tinta pva branca com uma pistola….mas esta ficando muito amarelado…o q devo faze?????

    • Flavia

      Olha,pinto portas,e pra ficar perfeito deve passar primer pu e lixa com uma 220, após isso passa uma 360 pra dar acabamento fino.
      Primer pode até passar de rolo
      Atinta ideal se for fosca seria laca, e com brilho a esmalte automotiva,ambas com rolo fica marcado,feio pois seca rápido e fics marcas.
      Teria que ser de pistola.
      Essas tintas que te falo não amarela pois são automotivas.
      A fosca fica linda e perfeita,a com brilho sempre mostra imperfeiçoes

  • Wallace

    Vou usar tinta PU e a madeira está com goma laca. O correto é tirar toda a goma laca ou posso aplicar produtos PU sobre a goma laca?

  • Nelcy Aguiar

    Quero dar uma nova vida aos meus móveis de cozinha. Dei uma lixada com lixa 180, sendo que as portas são em laca. Depois disso, não sei o que faço. Vou pintar de preto e quero saber se pode ser c rolinho, mas como fazer? As portas tem que ficar deitadas ou em pé?

    • Flavia

      Olha,pinto portas,e pra ficar perfeito deve passar primer pu e lixa com uma 220, após isso passa uma 360 pra dar acabamento fino.
      Primer pode até passar de rolo
      Atinta ideal se for fosca seria laca, e com brilho a esmalte automotiva,ambas com rolofica marcado,feio pois seca rápido e fics marcas.
      Teria que ser de pistola.
      Se for madeira maciça, antes de tudo passar massa automotiva e lixa com uma 150

  • Rosana Martins

    Preciso de uma ajuda a minha cidade é muito úmida e as minhas peças de artesanato de mdf estão mofando mesmo depois de invernadas uso o verniz da acrilex que verniz posso usar para as peças não mofarem?