Preparação e Fundo branco.

Para pintar com qualidade uma peça de madeira, não deixe de lixar. Utilizando-se a lixa certa, esta atividade sempre trará bons resultados. Para deixar o MDF bem liso utilizamos uma lixa de gramatura 400.


Nos locais onde o MDF é cortado, ele deixa de ser liso e fica feio. As chapas de MDF são lixadas nas fábricas, e as de qualidade são bem lisas. Passando uma lixa de gramatura alta você deixará toda a peça com MDF liso. Interessante observar, que encontramos várias peças em MDF totalmente ásperas. Ocorre que as peças são feitas sem projeto de qualidade e têm que ser acertadas na lixa. Porém, a lixa utilizada normalmente é velha e grossa. Resultado: você terá um árduo trabalho pela frente.

Vamos apresentar várias opções para preparação da peça e aplicação de Fundo branco.

Um dos produtos utilizados no mercado é o Primer ou Selante Universal (segundo o fabricante). Selar a madeira para posterior aplicação de tinta (nestes exemplos vamos sempre utilizar a tinta branca acrílica).
Aplique o Primer. Ele vai selar os poros da madeira.


Após secagem passe uma lixa fina ou Scoth Brite. Aplique a Tinta acrílica branca.

Outra indicação para preparação são as Bases acrílicas. Sempre após a secagem passe a lixa fina ou Scoth Brite.

Veja a aplicação da Acrílica branca (indicamos a Daiara 40ml ou Corfix 60ml).

O mais comum no mercado artesanal é a aplicação da Tinta diretamente na madeira. No caso do PVA a madeira ficará inchada devido a quantidade de água na tinta. Em divisórias internas é proibido aplicar PVA (MDF de 3mm).

Para estes casos indicamos a utilização de Tinta Acrílica, ou melhor, uma base sintética.
Aplicamos a primeira demão de Tinta acrílica. Dependendo da qualidade do MDF poderá arrepiar um pouco.

Após secagem e lixamento com Scoth Brite, passamos a segunda demão (Tinta acrílica).

Como preparação para o fundo existe a possibilidade da aplicação da Goma Laca incolor.

Depois a aplicação da Tinta acrílica.

No caso do MDF utilize a Goma Laca indiana no lugar da incolor. Também serve para selar os poros da madeira.

Novamente utilizamos a Tinta acrílica, pode ser da Corfix ou Daiara.

No caso do Pinus, existem 2 caminhos. Se você quer deixar transparecer os veios da madeira e sua cor natural, obrigatoriamente utilize a Goma Laca incolor. Veja o resultado.


Veja que aplicando a primeira demão da Tinta acrílica ainda aparecem os veios da madeira.


Se você quer pintar o Pinus de branco o melhor caminho será a aplicação de Fundo sintético nivelador que funciona como uma massa corrida.
Como estamos preparando a madeira para fundo branco, aplicamos no Pinus a Goma Laca Indiana. Como o Stain e Vernizes esta Goma laca amarela a madeira, não prevalecendo sua bela cor natural.

Após lixar, aplicamos a Tinta acrílica branca.


Para finalizar seguimos o ensinamento das grandes empresas de tinta, como Coral, Suvinil, etc. Aplicamos na peça um Fundo Sintético Nivelador. Após secar passe uma lixa fina (solta um pó branco com se fosse o lixamento de uma massa corrida de parede). A peça fica linda, lisa, esconde todos os defeitos da madeira.

Agora um conselho: Nunca passe lixa muito grossa na peça de madeira, principalmente o MDF, pois será dificil tirar as marcas da lixa depois.

Qual a melhor opção?
Se você vai pintar a caixa e nunca irá mudar drásticamente de cor, poderá utilizar a Tinta acrílica diretamente na madeira. Não se esqueça de que ela vai penetrar nos poros da madeira e será muito dificil retornar ao estado de madeira. Nada é impossível, mas perder tempo….
Se tem idéia de no futuro mudar a cor ou tipo de tinta, faça uma proteção utilizando um dos produtos: Goma Laca ou Fundo Sintético.
  • laercio

    Olá, muito util a sua explicação… tenho um dúvida,,,, tTenho uma mesa em mdf, ela é tabaco e branco, essa chapa branca que é o tampo da mesa foi passado na tupia, e o acabamento desse corte é bem liso, agora quando eu corto o mdf, aparece no corte como se fosse uns pelinhos do mdf… o que devo fazer

  • Utilize uma lixa de grana fina tipo a branca de 320, 400 olu 600. O MDF fica lisinho. A Soliarte revende estas lixas.

  • Josiane

    Olá, tenho uma dúvida. Tenho uma cama em mdf na cor marfim (com lâminas), mas queria mudar a cor para branca. Como faço? Tem como eu fazer isso em casa?

    Obrigada

  • João Carlos

    É possível pintá-la de branco. Você precisará lixar a peça e passar um fundo protetor tipo Goma Laca para proteger as lâminas e permitir a pintura com a possibilidade de no futuro voltar ao Marfim. Sob essa proteção que nada mais é que fechar os póros da madeira. Aplique a tinta na cor desejada.

  • VILLIANE

    Bom dia, tenho uma duvida, ao pintar uma peça mdf todinha de branco sempre dá para ver a madeira como faço para não ficar estas inperfeiçoes? E como finalizo o trabalho com liquibrilho mesmo?

  • Melissa

    Boa Noite, muito boas suas explicações.
    Também tenho a mesma dúvida da colega aqui a cima, quando pinto uma caixa de mdf toda de branco, principalmente por dentro, os encontros dos lados da caixa ainda fica aparecendo a madeira embaixo, é como se a cada demão que o pincel bate na camada debaixo tira um pouco da tinta deixando aparecer a imperfeição?? O que fazer para isso não acontecer?? E para dar o brilho final, o que usar?? Não gostei de usar a goma laca pra finalizar na minha ultima experiencia, o que substiui?? Obrigada!!!

  • paulo

    oi boa tarde
    tenho uma divisoria no escritorio e queria pintar de branco para ficar mais parecido com parede, ela é cinza com os requadros em ferro preto.
    como eu faço?
    desde já muito obrigado.

  • Segundo os fabricantes de tintas você deverá passar um fundo para o branco ficar mais branco. Uma opção é pintar com esmlate sintético (tanto madeira como ferro) e atualmente temos esmalte sem cheiro. Na prática muitos utilizam dar o fundo em PVA branco e depois os esmalte (neste caso não se esqueça que o PVA penetra mais profundamente na peça ficando bem mais difícil retirá-lo no futuro). Lixar entre as demãos.
    As partes em ferro devem ser lixadas, passado um produto para não enferrujar e depois a tinta esmalte.

  • sandra

    oi gostei muito das suas explicacoes mas tenho uma perunta gostaria de saber como e se da pra pintar mdf laminado e laminado e branco e liso com se faz e se da pra pintar

  • João Carlos

    Tudo é possível de se pintar.

    Acredito que aplicando esmalte Sintético em várias demãos você conseguirá o efeito desejado. E tem as opções: Metalatex Eco Esmalte ou Aquaris Sayerlack. E pode já comprar um galão.

    Não esquecer do lixamento entre demãos com lixa bem fina ou Scoth Brite.

  • Aparecido

    Olá bom dia, me oriente por favor!…eu revesti a parte interna de um refeitório com placas de MDF 6mm na cor branco (deve ser laminado o nome exato) mas nas emendas ficaram as marcas verticais…já passei massa para madeira, mas não saiu.
    Pergunta: que tipo de tinta vc me sugere para que eu possa resolver este problema? (quero fazer pintura total na área de 24m2), obrigado.

    • João Carlos

      Realmente é um problema as emendas. Pesquise a tinta epóxi.

  • Elma

    Bom dia, me de uma orientaçao, tem como mudar cor de armarios planejados (mdf) de cozinha, o meu é branco , porém esta ficando manchado e com o tempo deve ficar horrível.
    Obrigada

    • João Carlos

      Deve ser MDF revestido. Um produto que poderia ser utilizado é a tinta epoxi e existe informação de um rolo especial para aplicar de tinta epoxi. O ideal seria consultar um fabricante como a Suvinil.

  • Denise

    Olá bom dia! Gostaria de saber o que faço, pois pintei a caixa de mdf com tinta pva e a tinta trincou nos cantos? Obrigada!

  • Denise Hoffmann Lopes

    Olá, gostaria de saber o que faço quando o recorte do mdf pintado na cor branca fica amarelado.

  • Denise Hoffmann Lopes

    O primer que você se referiu acima como é? Pois na minha cidade procurei em vários lugares e não encontro.

  • nicea

    Minha sala d escritório tem divisórias cinza queria mudar de cor colocar marfim, igual as outras três paredes d alvenaria. Me ensinaram passar primeiro o selante. Como eu faço, nunca fiz esse tipo de pintura?

  • Claudio Ramos

    Boa noite!
    Quero pintar de branco uma base torneada para abajur em PINUS. Posso seguir a orientação acima usando na ordem goma laca indiana, tinta acrílica branca e fundo nivelador? Após o lixamento do fundo nivelador posso dar acabamento com cera? E caso queira utilizar outras cores?