Maias

Mayas

Está em exposição na cidade de São Paulo a maior mostra de arte e arqueologia dos Maias. Trata-se de uma iniciativa do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do México, primeiro local de exibição. 

Após uma introdução sobre a civilização Maia, o visitante chegará à oito espaços temáticos, variando da vida cotidiana ao sagrado. Entre os objetos expostos estarão artefatos e utensílios que conseguiram transcender a pilhagem, a destruição de sua cultura na conquista espanhola. 

A Laura Ming, da Veja, lembra que os objetos, apesar da beleza, não foram pensados artisticamente: impressiona pela abrangência e pelos detalhes das obras. Nada do que está ali foi produzido pensando em valores artísticos. Os prisioneiros esculpidos em pedra tinham o objetivo de exibir a força do governante que venceu a batalha. Objetos de jade, belíssimos, eram postos junto aos mortos para servir como moeda de troca na próxima vida. Para entender o significado dos desenhos, é preciso abrir mão do olhar literal e procurar pelos símbolos.

A entrada é gratuita, o local de exposição é a Oca, no Parque do Ibirapuera. Para quem não conhece, a arquitetura da Oca já vale o passeio.

Do Brasil a mostra seguirá para a Europa.

Mayas_expo

Referência

Evento: “Mayas: revelação de um tempo sem fim”
Período expositivo: de 10 de junho a 24 de agosto de 2014

Local: Museu da Cidade – OCA
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 3
Parque Ibirapuera / São Paulo – SP
Telefone: +55 11 3241-1081
Horário de Funcionamento: de terça a domingo, das 9 às 18 horas
Entrada gratuita e livre