Exporte sua arte

exporta Facil

 

Exportar é mais simples do que podemos imaginar a princípio. Com a popularização da internet e os mecanismos simplificados criados pelo Governo, qualquer pessoa pode vender e enviar produtos ao exterior.

Pagamento

Existem diversas forma de receber pagamentos do exterior, destacamos:

  • PayPal – seu cliente efetua o pagamento através de Cartão de Crédito, a transação é confirmada em alguns minutos e já é possível enviar a encomenda. O PayPal oferece proteção contra fraudes, reduzindo o risco de ser enganado.
  • Vale Internacional Eletrônico – Serviço dos Correios para envio e recebimento de dinheiro. Demora cerca de uma semana para receber e não cobra tarifa de saque do valor;
  • Wester Union – Serviço internacional de transferência eletrônica, os valores ficam disponíveis minutos após o pagamento. Há alguns anos não utilizo esse serviço, mas é importante checar no Banco no qual você receberá o dinheiro sobre a possibilidade de receber através de CNPJ, pois o Banco do Brasil costuma restringir o pagamento somente para CPF, ou seja, pessoa física.

Envio

É possível enviar o produto através dos Correios, que possuem um serviço simplificado para o envio dos produtos, o Exporta Fácil. Há três documentos que você precisa emitir para acompanhar a caixa:

  • AWB – Formulário de postagem disponível no site ou agência dos Correios, nele serão informados os dados do vendedor, comprador e declaração do conteúdo (produtos enviados);
  • Commercial Invoice – Fatura do produto, o modelo está disponível no site dos Correios;
  • Nota Fiscal – Necessária para a fiscalização da Receita Federal.

Cuidados

Antes de negociar a exportação do seu produto, verifique se o país de destino permite o ingresso, pois cada pais elabora uma lista de produtos que não podem ingressar, a lista está disponível no site dos Correios.

Os Correios disponibilizam 04 opções de envio, o preço aumenta conforme o prazo de entrega. Cada modalidade possui suas próprias regras de peso e volume máximos permitidos, informe-se ao calcular o valor do frete ao comprador.

Mais informações

O Ministério do Desenvolvimento disponibiliza um site dedicado a ensinar a exportar artesanato, focado nas cooperativas e exportação em atacado.

O site do Exporta Fácil (Correios) detalha todos os serviços internacionais da empresa e disponibiliza as ferramentas que auxiliarão a efetuar o envio.