TheGuardian: arqueólogos descobrem mosaico ao sul de Lion, na França…

Notícia publicada no TheGuardian de ontem e que vimos no The Chicago Mosaic School:

“Arqueólogos descobrem na França uma ‘Little Pompeii’ ao sul de Lyon. Estão fazendo terraplanagem no local para construção de um complexo residencial, onde encontraram precioso tesouro, rotulado como “um achado excepcional” pelo Ministério da Cultura. Entre os achados, um arqueólogo trabalha num mosaico no local da antiguidade arqueológica de Sainte-Colombe, perto de Vienne.

Fotografia: Jean-Philippe Ksiazek / AFP / Getty Images – Agence France-Presse:


Uma “pequena Pompéia” é como os arqueólogos franceses estão descrevendo um antigo bairro romano descoberto nos arredores da cidade, ao sudeste de Vienne, com restos de casas de luxo e edifícios públicos notavelmente preservados. “Nós fomos incrivelmente sortudos. Esta é, sem dúvida, a escavação mais excepcional de um local romano em 40 ou 50 anos”, disse Benjamin Clement, o arqueólogo que conduz a escavação nas margens do rio Ródano, a cerca de 30 km ao sul de Lyon.

Resultado de imagem para vienne frança lyon
A cidade de Vienne – famosa por seu teatro e templo romano – foi um importante centro da rota que liga o norte da Gália com a província romana de Gallia Narbonensis, no sul da França.

Resultado de imagem para vienne frança lyon